terça-feira, 31 de julho de 2012

Após jantar com Dilma, Hugo Chávez afirma que ingresso da Venezuela no Mercosul fortalece o bloco


Após jantar com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que a entrada de seu país no Mercosul será importante para fortalecer o bloco. Nesta terça-feira (31), durante a Cúpula Extraordinária do Mercosul, a Venezuela ingressará oficialmente no bloco como membro pleno.
Segundo o Itamaraty, com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), um PIB a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de km² (72% da área da América do Sul). A incorporação da Venezuela, ainda de acordo com o Itamaraty, altera o posicionamento estratégico do bloco, que passa a estender-se do Caribe ao extremo sul do continente e torna-se potência energética global tanto em recursos renováveis quanto em não renováveis.
Também participaram do jantar o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, a presidenta da Petrobrás, Graça Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário