sábado, 21 de julho de 2012

Protestos na despedida de eurodeputados


Assunção, (Prensa Latina) Em um dia de protestos, relacionadas com a rejeição à destituição do presidente Fernando Lugo, constituiu o último dia no Paraguai da missão do Parlamento Europeu, que foi informar-se sobre a situação no país.
Os legisladores receberam uma delegação de trabalhadores do Estado, despedidos de seus cargos, e a delegados de partidos políticos, mas deveram fazer um alto para escutar muito próximo do hotel, onde se encontravam, o reclamo de uma manifestação contra o Governo.
Também os protestantes eram empregados que lhe fizeram entrega aos deputados europeus de um legado contentivo dos casos de mil servidores públicos e trabalhadores cessados em seus cargos pelo novo Executivo, o qual qualificaram de perseguição política.
Depois de escutá-los atenciosamente, um dos visitantes lhes explicou que, ainda que não pudesse tomar posição, pois sua visita era de informação, submeteriam todos os dados entregados à consideração das diferentes instâncias do Parlamento Europeu.
Pouco depois, a chegada dos delegados dos partidos comprometidos com a destituição de Lugo acaparó os protestos dos manifestantes que os qualificaram de golpistas.
Paralelamente, ainda que longe da capital, o presidente da República, Federico Franco, designado pelo Congresso depois do julgamento político a Lugo, foi objeto também de protestos pela visita que realizava ao departamento de Caaguazú, segundo reportou a versão digital do jornal Ultima Hora.
Os manifestantes, que lograram demorar o percurso de Franco, o acusaram de ser um presidente de facto e lançaram consignas reclamando o regresso de Lugo ao cargo para o qual foi eleito.
Também durante o agitado dia se viram interrompidas na rede as páginas do site do Ministério de Fazenda e da agência oficial de notícias IP Paraguai pelo ataque de hackers e a colocação de materiais que nada gostaram ao governo.
Os eurodeputados partirão nesta quarta-feira de Assunção, ainda que se espera que, dantes do fazer, façam algumas breves declarações à imprensa como fechamento de sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário